ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

O ensino de técnicas psicoterápicas aplicadas à infância e adolescência
Ana Margareth S. Bassols*; Olga Falceto**; David S. Bergmann***; Victor Mardini****; José Ovídio Waldemar*****; Regina B. Palma******; Liseane C. Lyszkowski*******; Maria Lucrécia Scherer Zavaschi********
Páginas: 13 - 33

Resumo

O ensino da psicoterapia de orientaçao psicanalítica (PP) na Residência e Curso de Especializaçao em Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS/ HCPA ocorre há várias décadas, embasado principalmente no marcado perfil psicanalítico e psicodinâmico da formaçao psiquiátrica em nosso estado. Na década de 1980, introduziu-se a psicoterapia familiar (TF) e nos anos de 1990, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os autores apresentam e revisam o ensino dessas três abordagens psicoterápicas desenvolvidas com crianças, adolescentes e suas famílias neste serviço. Sao também utilizadas as terapias de grupo, associadas ou nao a outras abordagens, adequandoas ao diagnóstico, à faixa etária dos pacientes e ao seu contexto familiar e cultural. O objetivo dessas intervençoes é o de tratar crianças, adolescentes e suas famílias, auxiliando-os a superar os bloqueios ao desenvolvimento, promovendo suas capacidades e amadurecimento.

Descritores: ensino; psicoterapia; psiquiatria; infância e adolescência; psicoterapia psicanalítica; psicoterapia familiar; terapia cognitivo-comportamental.